• Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • YouTube - Black Circle

ipêinvestimentos

Copyright @2017 - Ipê Investimentos - Todos os direitos reservados

Please reload

Posts Recentes

O que você faz pelo seu futuro financeiro?

11/11/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Palavra do Gestor - Fevereiro 2018

March 13, 2018

Caros (as) cotistas e amigos (as),

 

 

 

Fevereiro foi um mês de volatilidade nos mercados financeiros ao redor do mundo. O fundo Ipê Equity Alpha apresentou rentabilidade negativa de 0,39%. No ano sobe 10,43%. O Dólar subiu 1,58%, e houve saída de capital externo na bolsa de R$2,7 bilhões, em 2018 o saldo de investimento estrangeiro ainda é de R$ 6,8 bilhões.

 

No cenário internacional, a sinalização de maior aperto monetário nas economias desenvolvidas, atrai atenção. Nosso cenário base é que a alta nos E.U.A. será gradual, com a primeira em março. As questões geopolíticas, e protecionistas fizeram preço nos mercados, o índice SP500, chegou a cair mais de 10% da máxima, e depois se recuperou. Entendemos como natural essas realizações de lucros. A economia global segue aquecida, os E.U.A mesmo crescendo acima de 2% a.a. desde 2014, recebe forte estimulo fiscal, o que deve manter a economia em forte crescimento. O cenário é benigno para a economia mundial, e enquanto houver tendência positiva, não devemos apostar contra.  O relatório do FMI, World Economic Outlook destaca que a atividade econômica global registrou crescimento previsto de 3,7% em 2017 e prevê crescimento global de 3,9% para 2018 e 2019.

 

Nos últimos 5 anos ocorreu uma grande alta das bolsas mundiais, infelizmente o mercado brasileiro não acompanhou devido a fatores políticos e econômicos. No mesmo relatório do FMI aponta que desde 2010 até 2017, o mundo cresceu 27,9%, os emergentes 40,5%, e o brasil apenas 3,2%.  Após a saída da presidenta Dilma Roussef, os mercados anteciparam a melhora na política econômica e a bolsa começou a subir, agora mesmo com o índice Bovespa em máximas históricas, ainda acreditamos que a bolsa brasileira possui boas oportunidade de investimentos.  

 

Nossa tese segue construtivista, baseada na melhora da atividade econômica, preços das commodities em patamares aonde nossas empresas exportadoras possuem boas margens, inflação controlada e juros em patamares mínimos em nossa história, o crescimento do lucro das empresas que investimos nos parece seguros e rentáveis. O risco eleitoral deve trazer muita volatilidade, dado que a eleição possui baixíssima previsibilidade, porém acreditamos que vença um candidato de centro que realize as reformas as principais reformas para equalizar nosso grande desequilíbrio fiscal. 

 

Seguimos alocados em boas empresas, eficientes, com elevado potencial de crescimento, isto associado a um bom preço de compra nos gera uma boa margem e segurança e retornos consistentes no longo prazo.

 

Você está satisfeito com a rentabilidade de seus investimentos? Clique AQUI e GANHE uma consultoria GRATUITA com um de nossos especialistas!

 

Se houver qualquer dúvida, entre em contato, estamos à disposição.

 

Abraços

Renato Bortolai - gestao@ipeinvestimentos.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo