• Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • YouTube - Black Circle

ipêinvestimentos

Copyright @2017 - Ipê Investimentos - Todos os direitos reservados

Please reload

Posts Recentes

O que você faz pelo seu futuro financeiro?

11/11/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Palavra do Gestor - Janeiro - 2018

February 9, 2018

Caros (as) cotistas e amigos (as),

 

No mês de janeiro o fundo Ipê Equity alpha subiu 10,9%, e pela primeira vez o fundo apresentou volatilidade superior a do índice Bovespa, e isto não nos parece um problema, pois o conceito de risco associado à volatilidade, vem de um conceito estatístico, e é melhor aplicado aos fundos multimercados, para comparar o tamanho do risco que o fundo se expõe. Mencionamos esta métrica para demonstrar nossa postura conservadora, apesar do entendimento que em nosso caso, nosso risco é associado com o risco dos negócios que estamos alocados, estratégia de alocação em outros fundos e operações em índices.

 

Nossa performance seguia positiva mesmo com menor exposição, porém assertivamente em janeiro, percebemos o enorme fluxo de capital em direção à nossa bolsa e ajustamos as velas para capturar os ventos positivos através de compra de ações. No mês, o índice atingiu a máxima histórica e até do dia 29 houve entrada de R$ 9,5 bilhões de estrangeiros. Vale ressaltar que a alocação dos investidores locais permanece baixa em renda variável. Após a melhor rentabilidade desde início do fundo, e mesmo acreditando em novas altas, aproveitamos para embolsar parte do lucro.  

 

O cenário benigno para a economia mundial, somado à grande liquidez global, sustentou o interesse por ativos de risco, e janeiro foi mais um mês em novas altas dos principais índices acionários ao redor do globo. O índice Dow Jones teve alta de 5%. Os juros nos E.U.A deve subir de forma adequada, e a normalização da política monetária nos países desenvolvidos é o principal tema para os mercados ao longo de 2018. Enquanto houver tendência positiva, não devemos apostar contra.

 

Após o julgamento do ex-Presidente Lula, os mercados reagiram positivamente à sua condenação e ao fato de não ser um candidato elegível devido à lei da ficha limpa. Este evento muda completamente o já incerto cenário eleitoral. Em nossa estratégia de longo prazo, evitamos dar atenção aos ruídos do mercado, e focamos nossa energia nas questões estruturais de longo prazo. O cenário segue favorável para nossa estratégia de aplicação em boas empresas. O início do clico de crescimento econômico ainda que modesto, a queda do desemprego, juros e inflação baixos abre caminho para aumento dos lucros de nossas companhias.

 

 

 

Você está satisfeito com a rentabilidade de seus investimentos? Clique AQUI e GANHE uma consultoria GRATUITA com um de nossos especialistas!

 

Se houver qualquer dúvida, entre em contato, estamos à disposição.

 

Abraços,

Renato Bortolai - gestao@ipeinvestimentos.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload