• Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • YouTube - Black Circle

ipêinvestimentos

Copyright @2017 - Ipê Investimentos - Todos os direitos reservados

Please reload

Posts Recentes

O que você faz pelo seu futuro financeiro?

11/11/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Palavra do Gestor - Novembro - 2017

December 18, 2017

Caros (as) cotistas e amigos (as),

 

No mês de novembro o fundo Ipê Equity alpha FIA caiu 1,91%, e apresentou metade da volatilidade do índice Bovespa, que passou por fortes oscilações e terminou em queda de 3,15%. A elevada incerteza em relação à aprovação da reforma da previdência, que o mercado ainda depositava expectativa que a votação ocorresse este ano, foi a principal responsável pela queda. Segundo as últimas declarações, a questão será novamente discutida em 2018.

 

O mercado internacional teve desempenho positivo em novembro, indicadores econômicos confirmam a tendência de crescimento da economia global, por exemplo, o crescimento anualizado no terceiro trimestre de 3,3% nos EUA, +2,8% na Alemanha, +3,3% na zona do euro e +6,8% na China. Jerome Powel sucessor de Yellen representa a continuidade na política monetária, e deve seguir com o processo de normalização gradual dos estímulos. Investidores globais continuam propensos aos ativos de risco.

 

Os dados econômicos domésticos seguem demonstrando recuperação. A inflação baixa abre espaço para o juro se manter no menor patamar de nossa história (ainda os maiores do mundo). Este novo nível de juros é uma grande alavanca para o crescimento. Outubro foi o sétimo mês seguido de criação de vagas de trabalho formal.

 

O cenário fiscal e eleições são os principais temas para os próximos meses. O país ainda apresenta trajetória de dívida preocupante, a continuidade do ajuste fiscal é fundamental para que as condições econômicas, se mantenha em tendência positiva por um período prolongado. Em relação às eleições para presidente no próximo ano, os candidatos em maioria vêm demonstrando uma agenda positiva. O risco LULA, pode ser diluído por julgamento ou lei da ficha limpa. A forte liquidez global, somado ao crescimento do PIB brasileiro e retomada dos lucros das empresas, sustentam nossa visão positiva para os próximos anos.

 

Neste mês vamos comentar uma empresa da qual somos sócios há bastante tempo, neste ano sobe em torno de 35%, e ainda enxergamos bom potencial de valorização com segurança, a B3.

A B3 (bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros e CETIP) é a maior companhia de infraestrutura e acesso ao mercado de capitais da América Latina, e está entre as maiores do Mundo. Fortemente beneficiada pelo desenvolvimento do mercado financeiro local. Este mercado possui forte barreira de entrada de novos concorrentes, pois necessita de diversas aprovações dos órgãos reguladores e forte investimento em tecnologia.

 

Há vários fatores que suportam nossa visão positiva para empresa: O processo de incorporação da Cetip, traz sinergias e atratividade, pois este mercado possui uma receita constante. A atual estratégia do governo de redução do papel do estado no crédito abre maiores oportunidades para estas operações. A taxa de juro no menor patamar da história, abre oportunidade para maiores volumes nos mercados futuros e de renda variável na Bovespa e BM&F. O aumento das operações de abertura de capital (IPO – Initial Public Offering) e a melhora no cenário econômico contribuem para o desenvolvimento do mercado de capitais no país.

 

Conforme gráfico abaixo, nos nove primeiros meses de 2017, todas as linhas de receita apresentaram crescimento. A receita total cresceu 12% comparado ao mesmo período do ano passado.  

 

 

 

Se houver qualquer dúvida, entre em contato, estamos à disposição.

 

Abraços

 

Renato Bortolai - gestao@ipeinvestimentos.com.br

 

Você está satisfeito com a rentabilidade de seus investimentos? Clique AQUI e GANHE uma consultoria GRATUITA com um de nossos especialistas!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo