• Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • YouTube - Black Circle

ipêinvestimentos

Copyright @2017 - Ipê Investimentos - Todos os direitos reservados

Please reload

Posts Recentes

O que você faz pelo seu futuro financeiro?

11/11/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Palavra do Gestor - Outubro /2017

November 13, 2017

 

Caros (as) cotistas e amigos (as),

 

Após um setembro muito positivo, o mês de outubro apresentou volatilidade e o Fundo Ipê Equity Alpha teve queda de 0,24%, com volatilidade 50% inferior a do índice Bovespa.

 

Nos E.U.A. a definição do sucessor de Yellen no FED trouxe preocupação durante o mês de outubro. No dia 2 de novembro o presidente Donald Trump optou pelo nome mais provável: Jerome Powel, que representa a continuidade da política executada, com aumento de juros gradual, cujo efeito é favorável para os emergentes.

 

 A enorme liquidez global, somado aos juros baixos mantem as bolsas em máximas históricas, ambiente onde más notícias passam desapercebidas. Enquanto houver liquidez somos otimistas com a atividade global, porem há uma preocupação de como os mercados desenvolvidos funcionarão com a retirada dos estímulos. O Petróleo avançou em outubro, e ficou acima de US$60,00 o barril, devido à expectativa que os Países Exportadores de Petróleo (Opep) estenderá o acordo de cortes de produção até o fim de 2018.

 

O crescimento Europeu vem demonstrando consistência, segundo dados da Eurosat (agência de estatística da União Europeia), a região de 19 países cresceu 2,5% no terceiro trimestre em relação ao ano passado. Esta é a maior taxa anual desde 2011. As questões geopolíticas e separatistas apresentam risco, neste mês o destaque foi para Espanha, com agressivos protestos a favor separação da Catalunha. 

 

O ambiente doméstico ainda aguarda maior visibilidade em relação à aprovação de reformas. Após o presidente ser absolvido da segunda denúncia da PGR, voltamos a dizer que a principal questão é a disciplina fiscal, e se o governo ainda tem capital político para aprovação da reforma da previdência. Conforme esperado, o Copom cortou a taxa Selic para 7,5%a.a. e sugeriu que em dezembro haverá mais cortes. Em outubro os dados econômicos continuam positivos, desta vez destaque para queda na taxa de desemprego, aumento no tráfego de rodovias (veículos leves e pesados), e início dos resultados das empresas foram positivos.

 

Há uma percepção que o mercado já está bem precificado, e existe a necessidade de um fato novo para superar o patamar atual. A expectativa já incorpora taxa de juros em piso histórico, inflação sob controle e um crescimento moderado.  Caso houver uma surpresa negativa em algum desses fatores, é natural uma realização, e apesar da alta volatilidade esperada devido às eleições sem previsibilidade, mantemos nossa visão otimista para bolsa no médio prazo.

 

Neste cenário continuamos comprados em boas empresas, com resultados sólidos, A partir deste mês, vamos comentar brevemente nossas investidas, e para começar a nossa principal posição: ITAÚ -  Apesar de possuir posição em outras empresas do setor financeiro, nos sentimos muito confortáveis com exposição ao banco que é a maior instituição financeira privada do pais, tem forte atuação na América Latina e presença global.

 

Na Brasil atua em praticamente em todos os setores do mercado financeiro, líder em diversos segmentos. Apesar da atividade econômica do país ainda estar em recuperação, nos primeiros 9 meses de 2017 lucrou R$ 18,6 bilhões de reais, com rentabilidade sobre o patrimônio de 21,7%, muito rentável.  Acreditamos que o Itaú fez os ajustes operacionais necessários contra inadimplência, corte de custos e está bem preparado para o próximo ciclo de crescimento.

Se houver qualquer dúvida, entre em contato, estamos à disposição.

 

Abraços

 

Renato Bortolai – gestao@ipeinvestimentos.com.br

(11) 3522-7990

 

 

Você está satisfeito com a rentabilidade de seus investimentos? Preencha o formulário abaixo e GANHEuma consultoria GRATUITA com um de nossos especialistas!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo